Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Liga

Liga Desportiva Universitária Regional - LDU-R
Nasceu da necessidade de ocupar espaço que passa desapercebido.
Trata-se do meio social universitário e sua comunidade de acadêmicos dos mais diversos graus de estudo e de toda ordem técnica, educacional e profissional. Que esta sem uma perspectiva de futuro que vislumbre o seu crescimento no âmbito dos esportes.
A Liga LDU-R, apresenta uma proposta inovadora capaz de estruturar-mos este seguimento, e fazermos juntos crescer o esporte universitário e o esporte como um todo, que numa visão holística é de suma importância para as comunidades e a sociedade.
Nasceu de um sonho pessoal e profissional, de muitos estudos sobre o assunto.
Compartilhado por amigos e pessoas de visão para o futuro, comprometidas com as causas da sociedade, com projetos que possam beneficiar pessoas e sociedade de modo mais amplo. Gerando perspectivas, oportunidades, trabalho e renda.
Amparada nas leis vigentes e de acordo com as normas que regem os esportes, nasceu com três objetivos básicos, à LDU-R.

A Liga fundada em 13 de Dezembro do ano fiscal de 2008

Tem no Professor de Educação Física – UFSC 87/2 - Tadeu José Sousa Furtado seu mentor intelectual, fundador e Coordenador de Atividades Desportivas. A atual e primeira diretoria para o quadriênio 2008/2012 e seus fundadores esta assim composta:
Presidente, Sr. Alberto Santos Sanson, empresário *(renunciou)
Vice-Presidente, Sr. Luis Carlos Pinheiro Filho, empresário e vice-prefeito municipal
Diretor Financeiro, Sr. Paulo Cesar Alves de Arruda, psicólogo mestrando
Diretor Jurídico, Sr. Ms. Edson Rodrigues de Sousa Magaldi, adv. profº universitário,
Coordenador de Atividades Esportivas Sr. Esp. profº. Tadeu José Sousa Furtado
Conselho Fiscal Sr. Nézio Agostinho Sbróglio, economista. Sr. Nelson Rodrigues empresário Sr. José Remi Regianini, Corretor e assessor parlamentar
Ainda como Fundadores os Srs. Rodrigo Rafael Rodrigues, Leonardo Bertoni Corrêa Pontalti, Marco Antonio Athayde da Silva, Luis Carlos Muniz, Professores Educação Física, Jean Ricardo Rodrigues, acadêmico de direito, Marisa Santos Sanson, empresária
A liga está filiada a Federação Catarinense do Desporto Universitários - FCDU, e a
Confederação Brasileira de Desportos Universitários, CBDU. CED 0024/09 CMD Lages
Situa-se a rua Benjamin Constant, 522, sala 02 - centro - Lages SC fones: 49 84061336 3229 3757 e-mail lduregional@gmail.com CNPJ 10.605.348/0001-66

ESTATUTO DA LIGA DESPORTIVA UNIVERSITÁRIA REGIONAL - LDUR
CAPÍTULO I
DA ENTIDADE E SEUS FINS
Art. 1º - A Liga Desportiva Universitária Regional, designada pela sigla LDUR, fundada aos 13 de dezembro de 2008, com sede e foro na Cidade de Lages/SC, na Rua Benjamin Constant, 552, sala 02, Centro, é uma associação de fins não econômicos, de caráter desportivo, com prazo de duração indeterminado, formada pelas suas Filiadas, e tem por fim coordenar e organizar todos os aspectos relativos à prática e à gestão do desporto universitário no território da região serrana catarinense, bem como representar o desporto universitário catarinense para todos os fins no restante do território nacional, desde que não conflite com entidade autárquica superior, ou seja, devidamente autorizado pela FCDU e CBDU.

§ 1º - A LDUR é uma entidade sem vinculação de qualquer natureza partidária, política ou religiosa, não sendo permitida qualquer discriminação de raça, religião, cor ou sexo.
§ 2º - LDUR, como entidade regional de administração do desporto universitário, está subordinada à Federação Catarinense do Desporto Universitário, designada pela sigla FCDU e pela Confederação Brasileira do Desporto universitário designada pela sigla CBDU, e reconhece como entidade máxima e única responsável pela organização da prática e gestão do desporto universitário no âmbito territorial do Estado de Santa Catarina, bem como pela representação do desporto universitário catarinense perante toda e qualquer pessoa física e jurídica de direito público ou privado.

Objetivos

Realizar eventos esportivos no âmbito dos acadêmicos universitários, de cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância, integrando as instituições de ensino superior e seus acadêmicos. Promover cursos de capacitação na área dos esportes, clinicas e fóruns esportivos em parcerias com as universidades, poder público e privado.
Buscar recursos financeiros através de parcerias com entidades públicas e privadas.
Promover projetos que sejam capaz de buscar recursos financeiros previstos em leis de incentivos fiscais e fundos que promovam os Esportes, incentivados pelos governos municipal, estadual e federal.
Congregar sob a bandeira da LDU-R, o esporte de rendimento do município
Promover debates junto ao poder público municipal, iniciativa privada, universidades e sociedade organizada, no sentido de criar uma verdadeira “Política Municipal de Esportes”, capaz de suprir as necessidades da população. Seguindo os eixos da Política Nacional de Esportes, ou seja; O Esporte Educacional, Esporte Comunitário e o Esporte de Rendimento. Tratar na forma da Lei e da Legislação vigente o Esporte com o devido respeito, colocando-o em seu devido lugar e dando a este a importância que lhe é auferida quando combate as desigualdades socias.

Os Impactos diretos da Criação da Liga

Diminuição da evasão escolar do meio acadêmico
Melhoria do rendimento escolar nas universidades participantes
Melhoria nas capacidades e habilidades motoras dos participantes
Melhoria da qualificação de professores e estagiários de Educação Física, envolvidos no projeto
Suprir as necessidades do município em suas equipes representativas Esportes de Rendimento, para participar de jogos a nível estadual e nacional.
Envolvimento da comunidade universitária, universidades, descoberta de Valores Esportivos, a nível de competição
Geração de oportunidade, trabalho e renda
Geração de novos empregos no setor de Educação Física/Esportes e nos locais de abrangência do projeto da Liga Universitária
Troca de experiências e incentivo as práticas esportivas

Impactos Indiretos da Criação da Liga

Melhoria estrutura administrativa e esportiva com o surgimento de um novo sistema esportivo, capaz de abranger um público que esta sem perspectivas no âmbito dos esportes
Diminuição no enfrentamento de riscos sociais pelos participantes
Qualificação de recursos humanos profissionais envolvidos
Melhoria das condições de saúde dos participantes
Diminuição nos índices de busca dos serviços de saúde pelos participantes
Incremento na economia de um setor que esta desativado, incremento no seguimento comércio relacionado com o esporte, transporte, gastronomia, entretenimento, etc.

Um comentário:

  1. Valeu rapaziada. é muito gratificante ver outras pessoas interessadas naquilo que você criou. Estou muito feliz, estão pagos os trinta anos dedicados aos esportes.
    Valeu.
    Profº Tadeu Furtado.

    ResponderExcluir