Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

EMAGRECER OU REDUZIR A GORDURA CORPORAL?


A educação física atual não utiliza o peso corporal (peso da balança) ou tabelas de peso/altura para determinar se uma pessoa está gorda ou magra. Estas formas de avaliação não são adequadas pois o peso na balança é constituído não só de gordura mas de músculos, ossos e água. Será que você desejaria perder músculos e ficar flácido e fraco? Será que você desejaria perder massa óssea e ter osteoporose? Ou ainda, perder água e ficar desidratado?
È claro que NÃO!
A forma mais adequada é medir a gordura corporal e encontrar seu percentual de gordura.
A seguir, algumas orientações para que você reduza seu percentual de gordura de forma saudável e eficiente.  

ORIENTAÇÕES para a REDUÇÃO do PERCENTUAL de GORDURA

·         A redução do percentual de gordura é um processo que deve envolver : atividade física + dieta + atitude mental . Se estes fatores estiverem em sincronia, o processo será mais eficiente.

·         No organismo humano, o gasto calórico (“queima” de calorias) acontece da seguinte forma: 73%* das calorias do corpo são utilizadas pelo metabolismo basal15% das calorias são utilizadas no processo de digestão e 12% são utilizadas durante atividades físicas.

Estes dados são muito importantes e trazem conclusões muito significativas:
1.       Devemos sempre manter o metabolismo em alta com refeições pequenas e constantes (dietas radicais e tempos prolongados sem ingestão de nutrientes definitivamente não funcionam!), com exercícios de alta intensidade (mesmo exercícios aeróbicos) e,  com o aumento da massa muscular (musculação também emagrece!).
2.       Durante o processo da digestão também são gastas calorias, mais um motivo porque dieta radical não adianta nada.
3.       Exercícios apesar de serem responsáveis por menor utilização de caloria (menor mas, muito considerável!), também é responsável pelo aumento do metabolismo. Exercício é o único elemento que ajuda em dois fatores para a redução do percentual de gordura. 
*média populacional
programa de exercícios adequados para a redução do percentual de gordura deve possuir exercícios resistidos(musculação) e aeróbicos.
A musculação deve priorizar os grandes grupos musculares (e utilizar exercícios como o agachamento, supino e levantamento terra) e pode também ser realizada em forma de circuito, sem descanso entre os exercícios.
  ·         Reduzido a ingestão calórica (o que você come) para níveis abaixo do que você consome diariamente, o organismo  “ queima a energia ” que já está no corpo (as gorduras). É  extremamente importante saber que uma dieta muito restritiva (com baixíssimas calorias) é prejudicial a performance, estética e principalmente a saúde.
 ·         Alguns suplementos nutricionais podem elevar  o metabolismo e ajudar na queima de gordura, porém, são menos eficientes do que dieta e exercício), possuem elevado gasto e se não forem observados certas “regras” para o seu uso, podem ser prejudiciais  à saúde.
 ·         Qualquer coisa que façamos com uma atitude mental positiva torna-se muito mais prazerosa e eficiente . Além do fato de estar em um processo de redução do percentual de gordura, pense nos demais  resultados positivos como a melhora da auto imagem, a adesão a um estilo de vida saudável e o bem estar conseguidos.
 Este processo não é mágico ! O seu organismo necessita de tempo para se adaptar.  Estabeleça objetivos progressivos com maiores prazos.

Ricardo Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário