Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Veja dez dicas para ter mais saúde em 2011


Boa alimentação, exercícios, sono e lazer fazem parte de uma vida saudável
Todo começo de ano nós fazemos promessas para melhorar a vida. As mais comuns, de longe, são: comer melhor e praticar exercícios físicos. Aliar os dois hábitos, sem dúvida, é uma boa receita de saúde.
Mas juntá-los a outros modos igualmente saudáveis, como dormir melhor, evitar o estresse, parar de fumar e ter mais lazer, é a receita dada por especialistas para ter uma saúde “trincando” de boa em 2011.
Veja abaixo as dicas dadas por Cláudio Miguel Rufino, clínico-geral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), José Marcos de Góis, cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa, e Roberto Correia, fisiologista do exercício da Unifesp.

Sol
Coma melhor
Escolher alimentos saudáveis durante as refeições ajuda não somente a emagrecer, mas a diminuir as taxas de colesterol, de triglicérides (gordura) e de açúcar no sangue, o que dá mais disposição, humor e uma aparência mais bonita.  Um prato de arroz com feijão, carne magra (peixe ou frango) e salada de folhas, verduras e legumes é uma grande fonte de nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais e lipídios).  Ao evitar frituras e fast-food, você diminui o risco de acúmulo de gorduras em artérias e veias, impedindo risco de infarto e derrame. Evite abusar de alimentos diet (têm mais gordura) e “zero” (têm mais sódio). Beber bastante líquido garante pele mais hidratada e filtra impurezas do organismo.
Hidratação
Durma melhorO corpo necessita, geralmente, de oito horas diárias de sono para recuperar energias perdidas ao longo do dia, podendo variar para mais ou menos. Quem não acorda com a pele lisinha, bom humor e barriga sequinha depois de oito horas bem dormidas? A falta de sono pode aumentar a produção de hormônios do estresse. Dormir pouco causa ainda mau humor e engorda.  A própria obesidade pode ser uma inimiga da noite bem dormida, já que causa ronco e apneia (suspensão da respiração durante o sono).
Batata
Faça exercíciosPraticar uma atividade física regular ajuda a emagrecer, aumenta a força e o tônus muscular, melhora a capacidade respiratória e o condicionamento físico. O ideal é fazer de três a cinco vezes por semana, de 30 a 40 minutos. Para quem é sedentário, o primeiro passo é procurar um clínico geral, que pedirá exames de glicemia, colesterol, de pressão e frequência cardiorrespiratória. De acordo com os resultados, você saberá qual tipo de atividade física é a mais adequada para você. Isso vale também para quem pretende frequentar uma academia. Caminhadas de 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, são indicadas para todas as idades, desde que não haja problemas de locomoção. Consequência:  mais disposição e um corpo mais enxuto e mais resistente a infecções.
Calçados
Não estresseO estresse deve ser considerado um veneno para o corpo. Quando você vive estressado, aumenta a produção de catecolaminas e cortisol (substâncias que causam o estresse), que provocam depressão, aumento do colesterol, triglicérides e do açúcar no sangue. Isso acontece porque o organismo reage como se estivesse em perigo. O estresse inibe a serotonina - substância que nos dá a sensação de prazer e é liberada quando fazemos exercícios, nos divertimos e fazemos sexo. Muitas doenças são causadas pelo estresse – desde reações nervosas até derrame e infarto.
Sol
Beba menos
O abuso de álcool pode trazer graves consequências à saúde. Como praticamente todas as bebidas alcoólicas são muito calóricas, de cara você pode ganhar uns quilos a mais se as usar frequentemente. Conhecidas como “calorias vazias”, elas engordam sem trazer nenhum benefício nutricional. O abuso pode ainda levar ao alcoolismo ou causar cirrose hepática (destruição do fígado), ambas doenças levam à morte. Uma dose diária de álcool não causa grandes danos, desde que a pessoa esteja saudável. Diabéticos, hipertensos ou quem tem alta taxa de triglicérides devem evitar o álcool.
Sol
Pare de fumar 
Deixar o vício garante benefícios à saúde no curto e longo prazo. No primeiro momento, o ex-fumante já consegue respirar melhor e fica com o paladar e olfato mais apurados. Em um ou dois anos, os riscos de ter derrame ou infarto diminuem bastante e em dez anos o pulmão melhora sua capacidade. Nunca é tarde para parar, pois o fumo contínuo e duradouro pode causar câncer de pulmão (95% dos casos são em fumantes), de garganta, língua e faringe, e, no médio prazo, pode causar o devastador enfisema pulmonar.
Medicamentos
Trabalhe no que gosta
Ter bom relacionamento no trabalho, na família e estar satisfeito com aquilo que faz, segundo os médicos, gera saúde.  Sentir-se realizado evita a depressão e a liberação dos hormônios do estresse (catecolaminas e corticoides), que aumentam a glicemia, as triglicérides e o colesterol, que engordam, além de causar um belo de um mau humor.
Sol
Tenha lazer
Aposte em mais momentos divertidos e de descanso. O lazer significa ter prazer e, como seres sociais que somos, podemos usar esses momentos para passear com amigos, dançar, paquerar, dar risada, namorar e fazer sexo. Com isso liberamos mais serotonina, o hormônio do prazer, responsável pelo sorrisinho no rosto.
Sol
Faça sexoDe modo geral a atividade sexual pode gerar saúde, mas como diz o provérbio “o que importa é a qualidade, não a quantidade”. O sexo não deve ser encarado como uma atividade física a ser praticada para melhorar a resistência física. O importante é mantê-lo como fonte de prazer, de acordo com o ritmo de cada um. Quem pratica atividades físicas, no entanto, pode melhorar a disposição sexual.
Insetos
Use camisinha
Lembrar de colocar o preservativo durante as relações sexuais significa cuidar da saúde. Fazer sexo sem proteção abre caminho para doenças sexualmente transmissíveis como a Aids, HPV, sífilis, gonorreia, entre outras. O uso do preservativo impede a infecção e a gravidez indesejada.



Fonte R7 noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário